Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OS 10 MELHORES DISCOS DO ANO


Sem ordenação, música é o que importa! Conheça nossos dez álbuns favoritos de 2012:


Lucas Santtana – O Deus Que Devasta Mas Também Cura


Músico baiano criado no Rio, Lucas Santtana carrega bem esse peso multicultural. Em O Deus Que Devasta Mas Também Cura, ele traz um pacote de dez faixas prontas para consumo. Alternando entre as experimentações com samples e a instrumentação orgânica, o disco é comandado para uma equipe de renome na música brasileira, incluindo CéU, Curumin, Do Amor e Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz. BAIXE AQUI.

Céu – Caravana Sereia Bloom


Ritmo e delicadeza na arte de uma das maiores intérpretes da nossa geração. Inspirada pelos diferentes sons que encontrou em suas viagens pelo Brasil com a turnê anterior, CéU montou seu trabalho mais diverso até então. Na crista da onda da vanguarda do pop nacional, a moça seduz os nossos ouvidos com riffs de guitarra, sintetizadores psicodélicos e percussões preguiçosas.

Vanguart – Boa Parte De Mim Vai Embora


Um pulsar da morte. Assim mesmo podemos tentar definir o disco do Vanguart, soturno, romântico, doloroso, literal, as letras de Hélio Flanders e cia. Quase soam como sonetos ou versos desesperados de um amante frente a morte. E não qualquer morte, mas a morte por amor, seja por alguém, seja pela vida. As canções apresentam amantes viscerais, dramáticos, que cantam seu desespero com uma beleza sem igual: “Meus pés morrerão ao encostar nos teus/ E esse chão há de ser só teu e meu...”. O estilo folk continua lá, agora mais agitado e forte. Sem dúvida o Vanguart comprova a sentença de uma das mais promissoras bandas brasileiras. Já avisei lá em casa pra tocar esse disco no meu enterro.

Tulipa Ruiz – Tudo Tanto



O novo disco de Tulipa Ruiz foi um dos mais aguardados do ano. Vazado na internet pela própria artista, Tudo Tanto é recheado de canções concretas e poesias avassaladoras. Representa a maturidade adquirida por Tulipa depois do sucesso de Efêmera, que a deixou mais ousada e livre para cantar suas próprias composições. O tiro perfeito para atingir centenas de novos fãs. BAIXE AQUI.

Curumin – Arrocha


Os novos artistas brasileiros de destaque, muitos do cenário independente, vem fazendo uma rede de conexões que logo poderá ser tachada por um novo movimento. Falo das colaborações entre esses artistas, onde um participa de alguma forma no trabalho do outro, seja como compositor, instrumentista, backing vocal, produtor, etc.
Luciano Nakata, o Curumin, faz parte desse grupo (composto por Céu, Lucas Santtana, Nação Zumbi, que circulam mutuamente entre as gravações e shows), e quem ganha somos nós.

BNegão & Os Seletores de Frequência – Sintoniza Lá


Impossível não reagir ao som com doses cavalares de energia proposto por Sintoniza Lá. O álbum foi aguardado por nove anos, mas veio do jeito que a gente queria: Não faltam letras afiadas, metais furiosos e muito balanço. BAIXE AQUI.

Scambo – Flare


Ouvir tão aguardado novo cd e primeiro acústico do Scambo foi uma experiência deliciosamente maravilhosa. Mais suave, mas não menos impactante do que os outros discos (Vermelho e Exerça), afinal de contas, se todos os trabalhos seguissem pelos "mesmos trilhos" não seria a nossa boa e feliz Scambo de sempre. O resultado ficou lindo, o instrumental, o backing (mais evidente), a voz una e inconfundível de Pondé, enfim, tudo viciante!
São nove canções cheias de vida, reflexões e amor, muito amor. Quem, de vez em quando, reúne amigos pra fazer uma JAM se sentirá em casa. E não dá pra dizer que existe uma melhor, todas são as melhores para cada tempo do coração de quem ouve. BAIXE AQUI.

Mahmundi – Efeito das Cores


Grande o bastante para chamar a atenção dos olhos e dos ouvidos, Efeito das Cores é um trabalho para escutar ouvindo e sentindo cada detalhe. Cheio de referências gringas, o EP de estréia de Mahmundi é dominado por baterias eletrônicas, synths etéreos e uma voz feminina etérea, distante e envolvente. BAIXE AQUI.

Tom Zé – Tropicália Lixo Lógico


O álbum que marca a união de Tom Zé a nomes famosos da nova MPB é um resgate do movimento que marcou nossa música nos anos 60. Tom continua vivendo em seu universo paralelo de criatividade, junto de seus jogos de palavras, suas letras enigmáticas e uma sede insaciável por inovação. Aqui, todas as músicas terminam bruscamente, sem final.

Agridoce – Agridoce


Pitty aproveitou o descanso da banda para dar novas cores à sua musicalidade através do projeto paralelo Agridoce. Junto com o guitarrista e violonista Martin Mendezz, lançou algumas das mais belas canções acústicas do ano. Inspirado no trabalho folk de artistas como Nick Drake e Elliott Smith, o álbum auto-intitulado é um sopro de ar fresco no catálogo mais pesado da baiana. Melodia fácil ao ouvido e letra forte para o coração. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário