Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

DICA: Rafael Damasceno e seu álbum de estréia

O cantor e compositor Rafael Damasceno lançou em seu site e redes sociais o seu segundo CD. Autointitulado, o projeto conta com parcerias e composições inéditas e está disponível para download gratuito.

Antes do lançamento na primeira quinzena de outubro, foram compartilhados periodicamente vídeos de várias fases do projeto (gravação, ensaios para os shows)e novas canções. Foi assim com a primeira música de trabalho, Sendo Assim, que tem como artista convidada Aiace, vocalista do grupo Sertanília. Os dois trabalharam juntos depois de se conhecerem no Encontro de Compositores em Salvador, ainda no primeiro semestre do ano passado. “Esta música foi escolhida sem titubear para apresentar o disco. A interpretação e voz de Aiace deram uma nova dimensão à música”, destaca Damasceno.




Observações do cotidiano são temas constantes nas composições. Faixas como Nação Nonsense, A Cor Da Situação e Pensamento Vazio funcionam como reflexo do que Rafael vive e sente. Isso acontece desde pequeno, quando ganhou um violão usado de um primo. Nele, aprendeu a dar os primeiros acordes e a partir daí estabeleceu uma relação com o instrumento. Consequentemente, começou a rabiscar as primeiras letras de música, sempre replicando no papel o mundo ao seu redor.




Música não existe fora do contexto. Comparações sempre vão existir, mas tentar definir um único estilo musical para a música que Rafael faz seria uma tarefa complicada. A diversidade é uma característica marcante neste projeto, cujo repertório passeia livremente entre o rock, o blues, o afoxé e até o próprio samba sem se tornar difícil ou inacessível. “E cada convidado acentuou ainda mais esta pluralidade, cada um no seu estilo”, explica Rafael, que ainda completa: “Este foi um material autoral compartilhado em diversas fases. Pra um artista, ver a sua música ganhando novas formas é fascinante”.

A pluralidade se estende aos colaboradores envolvidos no projeto, que vão desde composições do poeta de Uauá Zecalu Guimarães à musicalidade de Deco do Cavaco, instrumentista do Harmonia do Samba, passando por algumas contribuições do produtor e arranjador Mikael Mutti, indicado ao Oscar com Carlinhos Brown pela trilha sonora da animação Rio.




Como um todo, o disco apresenta a identidade musical do artista, bem como todo o seu processo de crescimento e evolução que parte do EP Presente, com covers e algumas inéditas, lançado em 2010. O amadurecimento musical fica evidente nesse trabalho mais recente, em perspectiva musical mais ampla, com várias parcerias, maior destaque à instrumentação e mais canções inéditas, tudo somando para melhor no resultado final.

FAÇA O DOWNLOAD CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário