Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

DICA: BAIANA SYSTEM

Uma vez, em um a entrevista na tv, Armandinho explicava para um grupo de estrangeiros como surgiu a guitarra, o instrumento maior do rock. Eles riam com a explicação, que envolvia o pau elétrico, um instrumento "baiano-medieval", que tinha só uma corda eletrificada.
Verdade ou mito, a guitarra baiana mudou muita coisa na música feita para o Carnaval de rua, os trios elétricos e a axé music devem muito ao frevo eletrificado criado por essas guitarradas.
O BaianaSystem, grupo criado por Robertinho Barreto que conta com Russo Passapusso (vocais), Chico Correa (efeitos eletrônicos), Marcelo Seco (percussão), Wilton Batata (percussão) e João Meireles (DJ), vem chamando atenção por criar uma fusão entre a guitarra e o estilo sound system jamaicano: dub, elementos eletrônicos e suas descontruções, mas com as influências da música percussiva brasileira. Os shows da banda vêm atraindo um público cada vez maior, que se surpreende com essa mistura muito bem conduzida pelos músicos. 
 

No repertório estão famosos sucessos, (os mestres da guitarra baiana e do reggae estão presentes como influências) e divertidas surpresas e composições próprias bem estilosas na voz de Russo Passapusso, o ritmo das soundsystens fundidos com a guitarra baiana são efervecentes. 
O maior elemento divulgador da banda, sem dúvidas, vem de suas apresentações ao vivo pelo país, onde a animação dos shows soa despretensiosa, mas parece ter o objetivo de reiventar a forma como vemos e ouvimos música popular e nas festas de rua.
O designer Filipe Cartaxo criou a identidade visual e o cenário para os shows e contribui para o espetáculo, com direito a máscaras  para o público criar seu próprio personagem.
Uma excelente pedida pra reunir os amigos e se entregar ao som. 
Ouça aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário